Programação das Oficinas

Confira a programação completa das oficinas do Festival de Dança Erechim 2025. Serão dois dias de aprendizado e troca de experiências com grandes profissionais da dança. Acesse o sistema para garantir sua inscrição.

Sábado

30 de agosto de 2025

09h00 às 10h00
Dança Contemporânea
Pesquisa e Musicalidade na Composição Coreográfica
Matheus Brusa
oficina
10h00 às 11h00
Dança do Ventre
Técnica de Quadril na Dança Oriental
Aline Todeschini
oficina
10h00 às 11h00
Folclore: Dança Flamenca e Gaúcha
Oficina de fusão coreográfica e intercâmbio cultural
Cadica Costa
oficina
11h00 às 12h30
Jazz Dance
Uma Dança que Transforma
Tiago Barros
oficina
11h00 às 12h00
Iluminação Cênica para Dança
Estratégias para valorizar coreografias e potencializar a expressão no palco
Mauricio Moura
palestra
13h00 às 14h00
Danças Urbanas
Expressão, Cultura e Criação Coreográfica
Jean Mendes
oficina
13h00 às 14h00
Ballet Clássico
Técnica e Expressividade pelo Método Vaganova
Anna Koblova
oficina
13h00 às 14h00
Marketing para Dança: Fortalecendo sua Presença e Marca
Estratégias de Marketing e Branding para Artistas e Grupos
Fernando Martini
palestra

Domingo

31 de agosto de 2025

09h00 às 10h00
Dança Contemporânea
Pesquisa e Musicalidade na Composição Coreográfica
Matheus Brusa
oficina
09h00 às 10h00
Mercado da Dança e Festivais: Caminhos para Profissionais e Grupos
Networking, Inovação e Estratégias para Aproveitar ao Máximo os Festivais
Isabel Willadino (ASGADAN)
roda conversa
09h00 às 10h00
Dança do Ventre
Leitura Musical – Sinuosos: Combinações Criativas
Aline Todeschini
oficina
10h00 às 11h00
Folclore: Dança Flamenca e Gaúcha
Oficina de fusão coreográfica e intercâmbio cultural
Cadica Costa
oficina
10h00 às 11h301h30 de duração
Jazz Dance
Uma Dança que Transforma
Tiago Barros
oficina
13h00 às 14h00
Danças Urbanas
Expressão, Cultura e Criação Coreográfica
Jean Mendes
oficina
13h00 às 14h00
Ballet Clássico
Técnica e Expressividade pelo Método Vaganova
Anna Koblova
oficina

Conteúdo das Oficinas

Conheça em detalhes o que será abordado em cada oficina

Oficina de Dança Contemporânea
Professor: Matheus Brusa
Público-alvo: Bailarinos, Coreógrafos, Diretores e Professores
Vagas: 30
Duração: 1 hora

Objetivo:

Explorar possibilidades de pesquisa em dança contemporânea que resultem em potências estruturais, cartográficas, dramatúrgicas e corporificadoras, integrando movimento e musicalidade como ferramentas para aprofundar a relação entre tempo, espaço e gravidade, culminando na criação de uma pequena coreografia exclusiva da oficina.

Conteúdo Programático:

  • Reflexão sobre a contemporaneidade na dança, abordando potencialidades corporais, sonoras, estéticas e compositivas
  • Investigação de qualidades e características de movimento presentes no repertório do coreógrafo
  • Sequências em pé: equilíbrio, deslocamento e exploração espacial
  • Musicalidade e ritmo: variações dinâmicas e relação com a trilha sonora
  • Isolamento e controle: segmentação do movimento e consciência corporal
  • Construção coreográfica coletiva a partir das experimentações realizadas
  • Estudo da trilha sonora na dança com demonstração visual de gráficos sonoros e análise da interação entre som e movimento

Metodologia:

A metodologia combina pesquisa prática, improvisação e exploração guiada, incentivando a consciência corporal, a musicalidade e a criação coletiva (Com interpretação em LIBRAS).

Oficina de Dança do Ventre
Professor: Aline Todeschini
Público-alvo: Todos os níveis
Vagas: 50
Duração: 1 hora

Objetivo:

Proporcionar aos participantes um primeiro contato com a Dança Oriental (Dança do Ventre), explorando as técnicas básicas de quadril que estruturam esta arte milenar. Além de apresentar os fundamentos da modalidade, a atividade incentiva a consciência corporal e oferece novas possibilidades de expressão, independentemente da dança que o participante já pratique.

Conteúdo Programático:

  • Conhecer as principais posturas e bases corporais para movimentos de quadril
  • Compreender o uso do peso, alavancas e músculos ativados
  • Explorar movimentos fundamentais como batida lateral e vertical, básico egípcio, tremidos, oitos e redondos
  • Experimentar a técnica aprendida em sequência coreográfica divertida, com música e interpretação

Metodologia:

A oficina, com duração de 60 minutos, será dividida em três momentos: Introdução à Dança do Ventre – postura, bases e fundamentos técnicos; Exploração Técnica – estudo dos movimentos básicos de quadril e sua execução correta; Aplicação Prática – montagem de uma sequência coreográfica, explorando a musicalidade e expressão.

Oficina de Folclore: Dança Flamenca e Gaúcha
Professor: Cadica Costa
Público-alvo: Todos os níveis
Vagas: 45
Duração: 1 hora

Objetivo:

Vivenciar a fusão entre a intensidade da dança flamenca, originária da Andaluzia, e a energia vibrante do folclore gaúcho, típico do sul do Brasil e da Argentina. A proposta é explorar as semelhanças e diferenças entre essas duas tradições, unindo técnica, expressão e musicalidade.

Conteúdo Programático:

  • Compreender e aplicar passos e movimentos característicos do flamenco e do folclore gaúcho
  • Desenvolver a criatividade por meio de exercícios de improvisação, mesclando ritmos e estilos
  • Vivenciar um processo de integração cultural, celebrando a diversidade
  • Realizar uma apresentação final que mostre a evolução e a experiência adquirida durante a oficina

Metodologia:

A oficina alterna entre momentos técnicos e criativos, com práticas que favorecem a improvisação e a troca cultural entre estilos. É aberta a iniciantes e experientes.

Oficina de Jazz Dance
Professor: Tiago Barros
Público-alvo: Bailarinos, professores e estudantes com experiência básica e/ou intermediária em Jazz Dance
Vagas: 45
Duração: 1h30min

Objetivo:

Desenvolver o aprimoramento técnico e artístico dos participantes por meio de propostas coreográficas na linguagem do Jazz Dance. Através de sequências elaboradas, busca proporcionar novas vivências, ampliar repertório e estimular a expressividade corporal.

Conteúdo Programático:

  • Desenvolver técnica e musicalidade no Jazz
  • Proporcionar experiências coreográficas enriquecedoras
  • Ampliar a capacidade interpretativa e criativa dos participantes
  • Estimular a consciência corporal e a presença cênica
  • Aquecimento e preparação técnica
  • Sequência coreografada com foco em dinâmica, fluidez e precisão
  • Exploração da expressividade dentro do estilo jazz
  • Propostas de desafio técnico e artístico adaptadas ao nível do grupo

Metodologia:

As aulas serão conduzidas com método próprio do professor, baseadas em aulas coreografadas que mesclam técnica, expressão e musicalidade.

Palestra: Iluminação Cênica para Dança
Professor: Mauricio Moura
Público-alvo: Coreógrafos, bailarinos, professores de dança
Vagas: 50
Duração: 1 hora

Objetivo:

Apresentar, de forma prática e acessível, como a iluminação pode transformar a percepção e a qualidade artística de um espetáculo de dança. Ao final, os participantes terão mais clareza sobre como pensar a luz como parte integrante da coreografia, ampliando o impacto visual e emocional das apresentações.

Conteúdo Programático:

  • Princípios básicos de iluminação cênica aplicados à dança
  • Como planejar e posicionar a luz para destacar movimentos, expressões e formações coreográficas
  • Tipos de luz e suas funções dramáticas (frontal, contra, recorte, lateral, etc.)
  • Cores, intensidades e ângulos que potencializam diferentes estilos de dança
  • Estratégias de comunicação entre coreógrafos e técnicos para um resultado cênico harmonioso
  • Dicas para otimizar a iluminação mesmo em espaços com recursos limitados

Metodologia:

Palestra prática e acessível baseada na experiência do iluminador Mauricio Moura no trabalho com grupos e festivais. Mauricio de Aguiar Moura é iluminador cênico e coordenador técnico com quase quatro décadas de atuação ininterrupta em teatro, dança, música e artes plásticas. Formado em Iluminação Cênica pela APATEDERGS, trabalhou com nomes de destaque como Carlos Vergara, Sebastião Salgado, Regina Silveira, Lúcia Koch, Vera Bublitz e diversos diretores, coreógrafos e artistas de renome. Reconhecido por sua excelência, recebeu prêmios como "Quero-quero", "Açorianos" e "Tibicuera", entre outros.

Oficina de Danças Urbanas
Professor: Jean Mendes
Público-alvo: Infanto juvenil, Juvenil e Adulto
Vagas: 45
Duração: 1 hora

Objetivo:

Explorar, de forma prática e criativa, a linguagem artística das danças urbanas em constante crescimento no Brasil. O conteúdo combina estudo cultural — abordando a trajetória das danças urbanas nos Estados Unidos e no Brasil — com vivências corporais, estimulando um olhar crítico sobre suas influências e expressões.

Conteúdo Programático:

  • Jogos de dança
  • Expressão corporal e musical
  • Criação coreográfica inspirada no material estudado
  • Estudo da trajetória cultural das danças urbanas nos EUA e Brasil
  • Técnica Step
  • Relação entre corpo, espaço, sonoridade, plasticidade e interação com o público

Metodologia:

A metodologia envolve experiências práticas e coletivas, utilizando dinâmicas baseadas no livro Culinária Coreográfica, de Octavio Nassur, exercícios de improvisação, alongamentos e estímulos musicais variados, incluindo a técnica Step. O eixo central será a relação entre corpo, espaço, sonoridade, plasticidade e interação com o público, estimulando tanto a performance individual quanto a integração em grupo.

Oficina de Ballet Clássico
Professor: Anna Koblova
Público-alvo: Iniciante / Intermediário
Vagas: 45
Duração: 1 hora

Objetivo:

Proporcionar aos participantes uma imersão no universo do Ballet Clássico, utilizando o renomado método russo de Vaganova, reconhecido por sua precisão técnica e atenção ao desenvolvimento artístico. O objetivo é oferecer uma experiência que una disciplina, sensibilidade e expressão artística, para que cada participante possa evoluir tecnicamente e se conectar ainda mais com a essência do ballet clássico.

Conteúdo Programático:

  • Ajustes e correções individuais para aprimorar postura e técnica
  • Dicas práticas para evolução artística e musical
  • Exercícios voltados ao fortalecimento, alongamento e coordenação
  • Desenvolvimento da musicalidade e interpretação durante a dança
  • Exercícios de barra e centro
  • Técnica clássica pelo método Vaganova

Metodologia:

A aula será estruturada de acordo com o nível dos participantes, mesclando a execução de movimentos clássicos com acompanhamento musical especialmente selecionado em uma playlist autoral. Aula prática com correções individuais, dicas técnicas, ajustes de postura, e estímulo ao desenvolvimento musical e artístico conforme o nível dos participantes.

Palestra: Marketing para Dança
Professor: Fernando Martini
Público-alvo: Professores, bailarinos, coreógrafos, produtores culturais e gestores de grupos/escolas de dança
Vagas: 45
Duração: 1 hora

Objetivo:

Explorar caminhos práticos e acessíveis para artistas, grupos e escolas de dança fortalecerem sua presença no mercado e nas redes sociais. A partir de conceitos de branding adaptados ao universo da dança, o participante vai compreender como transmitir sua identidade com clareza, consistência e conexão.

Conteúdo Programático:

  • Diferença entre branding e simples divulgação
  • Como as redes sociais podem funcionar como "palco" para ampliar alcance
  • Pilares de conteúdo que fortalecem imagem e engajamento
  • Erros comuns que prejudicam a percepção profissional
  • O que postar e como postar? Criando conteúdo que conecta
  • Dicas para manter coerência visual e postura profissional

Metodologia:

O encontro inclui exemplos visuais, checklist prático e espaço para perguntas, garantindo que cada participante saia com ideias aplicáveis imediatamente. Mais do que técnicas, o objetivo é despertar uma visão estratégica para que cada artista se posicione de forma autêntica, conquiste novas oportunidades e fortaleça sua relevância no cenário da dança. Fernando Martini é publicitário e especialista em Processos e Produtos Criativos, com mais de 17 anos de experiência em marketing e comunicação, atuando na construção e gestão de marcas para profissionais, empresas e iniciativas culturais. Sua vivência como bailarino e diretor artístico proporciona uma compreensão prática das demandas de artistas e grupos, unindo a sensibilidade do palco à estratégia de bastidores.

Oficina de Dança Contemporânea (Domingo)
Professor: Matheus Brusa
Público-alvo: Bailarinos, Coreógrafos, Diretores e Professores
Vagas: 30
Duração: 1 hora

Objetivo:

Explorar possibilidades de pesquisa em dança contemporânea que resultem em potências estruturais, cartográficas, dramatúrgicas e corporificadoras. Inspirada em estudos pontuais do repertório do coreógrafo, a vivência integra movimento e musicalidade como ferramentas para aprofundar a relação entre tempo, espaço e gravidade. O encontro culmina na criação de uma pequena coreografia exclusiva da oficina.

Conteúdo Programático:

  • Reflexão sobre a contemporaneidade na dança, abordando potencialidades corporais, sonoras, estéticas e compositivas
  • Investigação de qualidades e características de movimento presentes no repertório do coreógrafo
  • Sequências em pé: equilíbrio, deslocamento e exploração espacial
  • Musicalidade e ritmo: variações dinâmicas e relação com a trilha sonora
  • Isolamento e controle: segmentação do movimento e consciência corporal
  • Construção coreográfica coletiva a partir das experimentações realizadas
  • Estudo da trilha sonora na dança com demonstração visual de gráficos sonoros e análise da interação entre som e movimento

Metodologia:

A metodologia combina pesquisa prática, improvisação e exploração guiada, incentivando a consciência corporal, a musicalidade e a criação coletiva.

Roda de Conversa: Mercado da Dança e Festivais
Professor: Isabel Willadino (ASGADAN)
Público-alvo: Bailarinos, professores, coreógrafos e diretores
Vagas: 50
Duração: 1 hora

Objetivo:

Revelar como os festivais podem ser ferramentas poderosas para impulsionar carreiras e ampliar a visibilidade de artistas e grupos. A partir da experiência no cenário da dança, compartilhar estratégias para aproveitar cada evento como um verdadeiro laboratório criativo, ampliando o networking entre artistas, grupos e produtores, estimulando debates sobre tendências e desafios do setor.

Conteúdo Programático:

  • Observação de tendências: coreografias, figurinos, iluminação e recursos técnicos que podem inspirar novas criações
  • Vivência de diferentes estilos: participação em apresentações e oficinas para expandir habilidades técnicas e artísticas
  • Testes de novas obras: receber feedback direto de público, colegas e outros profissionais da área
  • Inovações nos festivais: formatos, organização e novidades que estão moldando o futuro desses eventos
  • Dicas de preparação: como se organizar e o que levar para aproveitar ao máximo cada oportunidade
  • Networking estratégico: como abordar outros profissionais, criar parcerias para intercâmbios e coproduções, e conectar-se com produtores e curadores

Metodologia:

Roda de conversa conduzida por Isabel Willadino, representante da Associação Gaúcha de Dança (ASGADAN). Isabel Willadino é graduada em Educação Física pela UFRGS, com mestrado em Educação pela mesma instituição, e possui duas pós-graduações: em Dança pela PUCRS e em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (RJ). Formada em Ballet, Jazz e Sapateado pela Escola de Ballet Lenita Ruschel Pereira, é professora certificada pelo método Marchina de Sapateado Americano (SP) e possui formação de professores em Dança de Salão pela FSG. Atuou como diretora do Laboratório da Dança por 20 anos, recebendo o Prêmio Açorianos de Personalidade do Ano em 2017.

Oficina de Dança do Ventre (Domingo)
Professor: Aline Todeschini
Público-alvo: Intermediário e Avançado
Vagas: 50
Duração: 1 hora

Objetivo:

Desenvolver uma dança espiralada, consciente e expressiva, aperfeiçoando a conexão entre corpo e música. A oficina é voltada para bailarinos que desejam aprofundar a técnica e a interpretação na Dança Oriental, explorando combinações de movimentos sinuosos a partir da leitura musical de instrumentos melódicos como acordeom, flauta, violino, alaúde e anum.

Conteúdo Programático:

  • Identificar características sonoras e expressivas de diferentes instrumentos melódicos
  • Explorar variações de movimentos sinuosos e sua aplicação na leitura melódica
  • Perceber ligações entre técnica e interpretação, com foco na "coluna expressiva"
  • Montar e executar uma sequência coreográfica com movimentos sinuosos aplicados aos instrumentos estudados

Metodologia:

A oficina, com duração de 60 minutos, será estruturada em três etapas: Escuta Ativa – percepção das semelhanças e diferenças sonoras dos instrumentos; Exploração Técnica – prática de movimentos sinuosos adaptados a cada instrumento; Aplicação Coreográfica – criação e execução de sequência expressiva, conectando técnica e leitura musical (Com interpretação em LIBRAS).

Oficina de Folclore: Dança Flamenca e Gaúcha (Domingo)
Professor: Cadica Costa
Público-alvo: Jovens e adultos de todos os níveis, interessados em dança e cultura
Vagas: 45
Duração: 1 hora

Objetivo:

Vivenciar a fusão entre a intensidade da dança flamenca, originária da Andaluzia, e a energia vibrante do folclore gaúcho, típico do sul do Brasil e da Argentina. A proposta é explorar as semelhanças e diferenças entre essas duas tradições, unindo técnica, expressão e musicalidade.

Conteúdo Programático:

  • Compreender e aplicar passos e movimentos característicos do flamenco e do folclore gaúcho
  • Desenvolver a criatividade por meio de exercícios de improvisação, mesclando ritmos e estilos
  • Vivenciar um processo de integração cultural, celebrando a diversidade
  • Realizar uma apresentação final que mostre a evolução e a experiência adquirida durante a oficina

Metodologia:

A oficina alterna entre momentos técnicos e criativos, com práticas que favorecem a improvisação e a troca cultural entre estilos. É aberta a iniciantes e experientes (Com interpretação em LIBRAS).

Oficina de Jazz Dance (Domingo) - Uma Dança que Transforma
Professor: Tiago Barros
Público-alvo: Bailarinos, professores e estudantes de Jazz Dance com experiência básica e/ou intermediária
Vagas: 45
Duração: 1h30min

Objetivo:

Desenvolver o aprimoramento técnico e artístico dos participantes por meio de propostas coreográficas na linguagem do Jazz Dance. Através de sequências elaboradas, busca proporcionar novas vivências, ampliar repertório e estimular a expressividade corporal.

Conteúdo Programático:

  • Desenvolver técnica e musicalidade no Jazz
  • Proporcionar experiências coreográficas enriquecedoras
  • Ampliar a capacidade interpretativa e criativa dos participantes
  • Estimular a consciência corporal e a presença cênica
  • Aquecimento técnico avançado
  • Sequências coreográficas complexas
  • Desenvolvimento da performance
  • Trabalho de expressividade e presença cênica

Metodologia:

Sessão estendida com método próprio do professor, permitindo maior aprofundamento técnico e artístico. As aulas serão conduzidas baseadas em aulas coreografadas que mesclam técnica, expressão e musicalidade (Com interpretação em LIBRAS).

Oficina de Danças Urbanas (Domingo)
Professor: Jean Mendes
Público-alvo: Infanto juvenil, Juvenil e Adulto
Vagas: 45
Duração: 1 hora

Objetivo:

Explorar, de forma prática e criativa, a linguagem artística das danças urbanas em constante crescimento no Brasil. O conteúdo combina estudo cultural — abordando a trajetória das danças urbanas nos Estados Unidos e no Brasil — com vivências corporais, estimulando um olhar crítico sobre suas influências e expressões.

Conteúdo Programático:

  • Jogos de dança
  • Expressão corporal e musical
  • Criação coreográfica inspirada no material estudado
  • Estudo da trajetória cultural das danças urbanas nos EUA e Brasil
  • Técnica Step
  • Relação entre corpo, espaço, sonoridade, plasticidade e interação com o público

Metodologia:

A metodologia envolve experiências práticas e coletivas, utilizando dinâmicas baseadas no livro Culinária Coreográfica, de Octavio Nassur, exercícios de improvisação, alongamentos e estímulos musicais variados, incluindo a técnica Step. O eixo central será a relação entre corpo, espaço, sonoridade, plasticidade e interação com o público, estimulando tanto a performance individual quanto a integração em grupo (Com interpretação em LIBRAS).

Oficina de Ballet Clássico (Domingo)
Professor: Anna Koblova
Público-alvo: Iniciante / Intermediário
Vagas: 45
Duração: 1 hora

Objetivo:

Proporcionar aos participantes uma imersão no universo do Ballet Clássico, utilizando o renomado método russo de Vaganova, reconhecido por sua precisão técnica e atenção ao desenvolvimento artístico. O objetivo é oferecer uma experiência que una disciplina, sensibilidade e expressão artística, para que cada participante possa evoluir tecnicamente e se conectar ainda mais com a essência do ballet clássico.

Conteúdo Programático:

  • Ajustes e correções individuais para aprimorar postura e técnica
  • Dicas práticas para evolução artística e musical
  • Exercícios voltados ao fortalecimento, alongamento e coordenação
  • Desenvolvimento da musicalidade e interpretação durante a dança
  • Exercícios de barra e centro
  • Técnica clássica pelo método Vaganova

Metodologia:

A aula será estruturada de acordo com o nível dos participantes, mesclando a execução de movimentos clássicos com acompanhamento musical especialmente selecionado em uma playlist autoral. Aula prática com correções individuais, dicas técnicas, ajustes de postura, e estímulo ao desenvolvimento musical e artístico conforme o nível dos participantes (Com interpretação em LIBRAS).

Realização:ACCIE
Apoio:Prefeitura de Erechim
Apoio institucional:Asgadan
Financiamento:
Pró Cultura RSGoverno do Estado do Rio Grande do Sul